Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia da SBPO

Profissionais renomados nacionais e internacionais para discutirmos temas relevantes relacionados a Integração, Pesquisa e Atuação em Psico-Oncologia, o seu futuro e o papel da sociedade na redução, controle da doença e integridade psíquica do paciente, sua família e dos profissionais de saúde. Trabalhamos com muito carinho para que todos possam se sentir acolhidos, compartilharmos conhecimentos e descobertas que possam aprimorar nossa atuação e consolidar a Psico-Oncologia no Brasil e no mundo.

Prêmio Jimmie Holland

A importância da Dra. Jimmie Holland como criadora e grande incentivadora da Psico-Oncologia no mundo foi atestada pela SBPO, através da Diretoria Nacional 2008/2010, com a criação do Premio Jimmie Holland, idealizado para homenagear profissionais que se destacaram em proteger o lado humano do câncer.

Com concepção e elaboração da artista Lidia Carvalho e com a colaboração de Elvira Schuartz, o troféu em sua primeira edição, foi entregue pela própria Dra. Holland, para os psico-oncologistas Dra. Maria Margarida de Carvalho, Dra. Maria Helena Pereira Franco, Dra. Maria da Gloria G. Gimenes e Dr. Vicente A. de Carvalho, responsáveis pela implantação do primeiro Curso de Psico-Oncologia no Brasil.

A cada dois anos, durante o Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia da SBPO, mais quatro profissionais serão escolhidos pela Diretoria Nacional, em exercício, para serem homenageadas por sua história em prol da Psico-Oncologia, com o Prêmio Jimmie Holland.

Outros profissionais homenageados (resgate histórico – nos auxilie a manter atualizada a lista):

  • Nise Yamaguchi
  • Elisa Maria Parahyba Campos
  • Maria Júlia Kóvacs
  • Elisa Maria Perina
  • Márcia Maria Alves de Carvalho Stephan
  • Rita de Cassia Macieira
  • Nely Ap. Guernelli Nucci
  • Arly Pedrosa
  • Elizabeth Ranier do Valle
  • Edmundo Barbosa

XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia (2018)

XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia: Brasil mostre sua prática, realizado pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cancerologia-SBC aconteceu na cidade de Belém do Pará, nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2018.

O intuito do evento foi congregar a presença de pesquisadores e profissionais que atuam em psico-oncologia no Brasil e no exterior com objetivo de compartilhar conhecimento e práticas, colaborando para a capacitação permanente e o aprimoramento da assistência integral aos pacientes com câncer, seus familiares e aos profissionais de saúde. O evento contou com 274 participantes, 85 trabalhos inscritos, 06 certificações aprovadas e com a presença de grandes nomes da psico-oncologia nacional e internacional.