Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia da SBPO

Profissionais renomados nacionais e internacionais para discutirmos temas relevantes relacionados a Integração, Pesquisa e Atuação em Psico-Oncologia, o seu futuro e o papel da sociedade na redução, controle da doença e integridade psíquica do paciente, sua família e dos profissionais de saúde. Trabalhamos com muito carinho para que todos possam se sentir acolhidos, compartilharmos conhecimentos e descobertas que possam aprimorar nossa atuação e consolidar a Psico-Oncologia no Brasil e no mundo.

XV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia (2020)

Prezados associados,

Informamos que o XXII Congresso Brasileiro de Cancerologia e o XV Congresso Brasileiro de Psico-oncologia, que seria realizado de forma presencial em setembro de 2020, foi cancelado, devido a Pandemia. Em respeito ao isolamento social e às necessárias adaptações que o momento exige, a SBPO está planejando a melhor forma de colocar em prática o Congresso Brasileiro de Psico-oncologia e demais eventos de forma remota.

Cabe ressaltar que o Concan reorganizou suas atividades e realizará o evento de forma online, sem a participação da SBPO. Desta forma, os psicólogos que realizaram a inscrição podem pedir o reembolso integral, através do e-mail congressos@rvmais.com.br(devem informar: nome completo, CPF, forma de pagamento e dados bancários).

Estamos a disposição para demais esclarecimentos.

Prêmio Jimmie Holland

A importância da Dra. Jimmie Holland como criadora e grande incentivadora da Psico-Oncologia no mundo foi atestada pela SBPO, através da Diretoria Nacional 2008/2010, com a criação do Premio Jimmie Holland, idealizado para homenagear profissionais que se destacaram em proteger o lado humano do câncer.
Com concepção e elaboração da artista Lidia Carvalho e com a colaboração de Elvira Schuartz, o troféu em sua primeira edição, foi entregue pela própria Dra. Holland, para os psico-oncologistas Dra. Maria Margarida de Carvalho, Dra. Maria Helena Pereira Franco, Dra. Maria da Gloria G. Gimenes e Dr. Vicente A. de Carvalho, responsáveis pela implantação do primeiro Curso de Psico-Oncologia no Brasil.
A cada dois anos, durante o Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia da SBPO, mais quatro profissionais serão escolhidos pela Diretoria Nacional, em exercício, para serem homenageadas por sua história em prol da Psico-Oncologia, com o Prêmio Jimmie Holland.
Outros profissionais homenageados (resgate histórico – nos auxilie a manter atualizada a lista):

  • Nise Yamaguchi
  • Elisa Maria Parahyba Campos
  • Maria Júlia Kóvacs
  • Elisa Maria Perina
  • Márcia Maria Alves de Carvalho Stephan
  • Rita de Cassia Macieira
  • Nely Ap. Guernelli Nucci
  • Arly Pedrosa
  • Elizabeth Ranier do Valle
  • Edmundo Barbosa
X