Seja um

Associado

Encontre um

Psico-Oncologista

Sobre

Depositphotos_185299860_XL
Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia

Entidade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter cultural, técnico, científico e político.

Foi criada em 1° de Maio de 1994 com o objetivo de congregar profissionais e estudantes da área de saúde e áreas afins à Psico-Oncologia, visando a divulgação e o desenvolvimento da Psico-Oncologia em todo o território Nacional.

O patrimônio da SBPO é constituído de receitas advindas das taxas de remuneração de seus serviços, de contribuições de sócios, dos resultados de eventos científicos, de locações, doações e subvenções federais, estaduais e municipais.

Como associação civil sem fins lucrativos, aplica suas rendas exclusivamente no Estado Brasileiro e não distribui seu patrimônio entre seus associados, conselheiros e doadores, devendo aplicá-lo integralmente na consecução de seu objetivo social.

Para seu pleno funcionamento, a SBPO deve estar constituída pelos seguintes órgãos (Cap. 1, art. 20 do Estatuto): Assembleia Geral, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal, Diretoria Nacional, Diretorias Estaduais, Núcleos e Comissões.

Visão e Missão

A Psico-Oncologia foi definida no Brasil como uma área de interface entre a oncologia e a psicologia (Gimenes, 1994), na qual se o utiliza o conhecimento educacional, profissional e metodológico da psicologia da saúde com o objetivo de aprimorar a assistência ao paciente e favorecer a atenção integral às suas necessidades biopsicossociais e espirituais.

Em consonância com a definição de Psico-Oncologia, a SBPO enfatiza que:

  1. A assistência do psico-oncologista deve ser disponibilizada em todas as fases do acompanhamento ao paciente, incluindo intervenções relacionadas à prevenção, ao diagnóstico, aos tratamentos, à reabilitação e, quando trata-se de doença sem possibilidade de cura, aos cuidados paliativos e processo de finitude;
  2. Pesquisas devem ser desenvolvidas para a identificação de variáveis psicossociais que contribuam, dentre outras coisas, para: minimizar comportamentos de risco; buscar diagnóstico precoce, aderir às orientações e tratamentos propostos; adaptar-se ao diagnóstico e tratamentos; melhorar a qualidade de vida; prevenir transtornos psíquicos; favorecer a comunicação profissional-paciente-cuidador; diminuir a incidência; compreender a influência de variáveis psicossociais no desenvolvimento da doença; colaborar para a recuperação; aumentar a sobrevida; manter a dignidade do paciente e qualificar a assistência durante o processo finitude;
  3. Intervenções psicossociais, protocolos de assistência e ferramentas de avaliação precisam ser desenvolvidos e aprimorados para auxiliar no aprimoramento do cuidado ofertado ao paciente com câncer nas diferentes fases da doença – prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos;
  4. É necessário que psico-oncologistas participem ativamente da organização de serviços que atendem pacientes com câncer, primando pelo desenvolvimento de ações que possibilitem a integralidade da assistência;
  5. Psico-oncologistas precisam contribuir para a formação e aprimoramento dos profissionais que atuam com pacientes com câncer, principalmente no que se refere aos aspectos psicossociais envolvidos na assistência;
  6. Deve-se contar com a colaboração do psico-oncologista para o desenvolvimento de políticas de saúde que priorizem a atenção integral e humanizada para pacientes com câncer e seus cuidadores.

Nesse sentido, como presente no artigo 4º do Estatuto, são finalidades da SBPO:

  1. Estudar e debater questões, assim como, sistematizar a atuação de profissionais na área definida como Psico-Oncologia;
  2. Realizar atividades assistenciais, educativas, culturais e políticas na área da Psico-Oncologia;
  3. Promover a transdisciplinaridade zelando pela assistência integral à pessoa com câncer, a família, bem como os profissionais envolvidos;
  4. Fomentar pesquisas e promover o aperfeiçoamento técnico e científico de seus associados, assim como, promover a discussão sobre a ética e as questões econômicas relacionadas ao exercício profissional da Psico-Oncologia, por meio da realização de eventos científicos;
  5. Divulgar a Psico-Oncologia e zelar pela sua prática coerente com os valores éticos;
  6. Estimular os profissionais de saúde a realizarem publicações que atualizem e socializem os conhecimentos da Psico-Oncologia;
  7. Conferir a proteção moral e cultural e jurídica aos seus associados e promover a defesa dos seus interesses desde que estejam de acordo com as finalidades da SBPO;
  8. Realizar intercâmbios e celebrar convênios com as sociedades congêneres ou de áreas afins, nacionais ou internacionais, que exerçam funções assistenciais, educativas, culturais, políticas e econômicas que beneficiem as partes.
Histórico

A história da SBPO não começa no momento de sua fundação, mas desde o instante em que profissionais que já trabalhavam na área perceberam a necessidade de se reunir para discutir idéias e trocar informações a respeito de suas práticas.

O Primeiro Encontro Brasileiro de Psico-Oncologia aconteceu nos idos de 1989 em Curitiba, presidido pelo médico Luis Pedro Pizzatto. Naquele momento plantava-se a semente do que viria a ser, poucos anos depois, a SBPO. Deste encontro ficou, entre outras, a idéia de que os profissionais se reunissem a cada dois anos em encontros nacionais

O Segundo Encontro Brasileiro só pode acontecer três anos depois, em 1992 em Brasília, no campus da Universidade de Brasília. Foi presidido pela Profa. Dra. Maria da Glória Gimenes. Neste encontro foram iniciadas as primeiras discussões com vistas à fundação de uma Sociedade que agregasse os profissionais que trabalhavam em Psico-Oncologia, defendendo seus interesses bem como contribuindo para o delineamento desta nova área de atuação profissional.

A fundação propriamente dita da SBPO somente aconteceu no III Encontro Brasileiro e I Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, realizado em São Paulo em 1994 e presidido pela Profa. Dra. Maria Júlia Kovács. Nesta ocasião foi eleita a primeira Presidente da SBPO, a médica Maria Teresa Barreto de Botelho Monteiro, profissional residente em Aracaju, Sergipe. Iniciava-se ali nossa Sociedade, já atendendo a uma das idéias que a vem norteando sempre, a de que sua Diretoria seja sediada em diferentes regiões de nosso país.

Coube à Maria Teresa Barreto a missão de iniciar a estruturação de nossa Sociedade. Assim foi elaborado o primeiro Estatuto da SBPO e tomadas as medidas administrativas necessárias para seu registro oficial.

Não há como não pensar que a história da SBPO não esteja também estreitamente ligada a história de seus congressos nos quais ocorrem a Assembléia Geral e são tomadas as principais decisões relativas à defesa e desenvolvimetno da Sociedade.

Assim, no II Congresso Brasileiro realizado em Salvador em 1996, foi eleito como Presidente da SBPO o psicólogo Paulo Cyrillo, em cuja gestão houve uma sedimentação administrativa da Sociedade.

Em 1998, no Congresso de Goiânia, presidido pela Psicóloga Ana Maria Caran Miranda, foi eleita a Profa. Maria da Glória Gimenes como terceira presidente da SBPO. Em sua gestão, contatos políticos foram feitos com vistas a ampliar a atuação da SBPO, inserindo-a no panorama nacional no que se refere ao estabelecimento de políticas sobre o câncer. Assim nossa sociedade passou a ter assento no Grupo de Assessoria Técnica (GAT) do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Desde então, cada gestão tem contribuído para o aperfeiçoamento e consolidação do trabalho desenvolvido pela SBPO e investido em novas medidas na tentativa de aperfeiçoar o sistema administrativo de nossa Sociedade, como também para fomentar discussões, favorecer a troca de conhecimento e investir no aprimoramento teórico e prático dos profissionais que atuam com psico-oncologia.

Em cada congresso, em data previamente avisada, os associados em gozo de seus direitos, participam da Assembléia Geral, na qual são tomadas resoluções relativas à defesa e desenvolvimento da SBPO, nos termos e limites estabelecidos em estatudo.

Fundadores da SBPO

Dra. Maria Margaria de Carvalho – Magui

Dra. Maria Glória Gimenes

Dra. Maria Helena Pereira Franco

Dr. Vicente Augusto de Carvalho

Congressos Realizados
  • I Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    1989 – Curitiba

  • II Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    1992 – Brasília

  • III Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    1994 – São Paulo

  • IV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    1996 – Salvador

  • V Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    1998 – Goiânia

  • VI Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2000 – Gramado

  • VII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2002 – Recife

  • VIII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2003 – São Paulo

  • IX Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia / II Encontro Internacional de Psico-Oncologia e cuidados Paliativos

    2006 – São Paulo

  • X Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2008 – Fortaleza

  • XI Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2010 – Rio de Janeiro

  • XII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2013 – Minas Gerais

  • XIII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2015 – Brasília

  • XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2018 – Belem

  • XV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2020 – Online (devido a Pandemia de COVID 19)

  • XVI Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia

    2023 - Rio de Janeiro

Galeria de Presidentes - Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é um órgão constituído de ex-presidentes da SBPO, os quais continuam atuando como assessores da Diretoria Nacional e contribuindo com para o avanço da psico-oncologia no Brasil, e de associados honorários, profissionais que se destacaram por seu notório saber ou prestaram serviços relevantes na área de Psico-Oncologia.

Fabiana

FABIANA MARTHES MOLLI CARON

2020-2023

fotoTatiana

TATIANA BUKSTEIN VAINBOIM

2018 - 2020

FotoJucileia

JUCILÉIA REZENDE SOUZA

2015 - 2018

jurama

JURAMA RIBEIRO DE OLIVEIRA

2013 - 2015

regina-1

REGINA MARIA PASCHOALUCCI LIBERATO

2010 - 2012

Rita

RITA DE CÁSSIA MACIEIRA

2008 - 2010

elisa

ELISA MARIA PERINA

2006 - 2008

vicente-1024x576

VICENTE AUGUSTO DE CARVALHO

2002 - 2006

caran

ANA MARIA CARAN MIRANDA

2000 -2002

gloria-gimenes

MARIA DA GLÓRIA GONÇALVES GIMENES

1998 - 2000

Cirilo-foto-1

PAULO I. CIRILLO

1996 - 1998

default_avatar

MARIA TERESA BARRETO DE BOTELHO MONTEIRO

1994 - 1996

Seja um Associado

e granta benefícios exclusivos